Ampliada das CEBs avalia atividades, discute conjuntura e documentos da CNBB

Representantes dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram da Reunião da Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizada em Brasília (DF), de 18 a 20 de julho.

Segundo os organizadores, estiveram presentes 50 pessoas, entre elas o bispo referencial das CEBs, dom Giovane de Melo; o arcebispo de Londrina (PR), dom Orlando Brandes; o assessor do Setor CEBs da CNBB, Sérgio Coutinho.

Durante o encontro, os participantes avaliaram o processo de preparação e realização do 13º Intereclesial das CEBs, ocorrido em Juazeiro do Norte (CE), de 7 a 11 de janeiro, e que reuniu cerca de 4 mil romeiros.

Além disso, refletiram sobre a conjuntura social e política, apresentada pelo secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Pedro Gontijo, e sobre a conjuntura eclesial e o Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades”, com o padre Benetido Ferraro.

Dom Giovane Melo falou sobre os textos aprovado na 52ª Assembleia Geral da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” (Estudos 107) e “A Igreja e a questão agrária brasileira no início do século XXI” (Documento 101).

Por sua vez, dom Orlando Brandes apontou os “desafios e alegrias pastorais” da arquidiocese de Londrina, cidade que sediará o 14º Intereclesial das CEBs.

A próxima reunião da Ampliada das CEBs está prevista para janeiro, em Londrina.