Comissão reúne associações teológicas

Os membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé reuniram-se, em Brasília, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Também participaram do evento os presidentes de sete associações teológicas organizadas do Brasil, marcando o primeiro encontro entre representantes destas instituições.

Na ocasião, os participantes discutiram a atual situação dos ramos da teologia, representados pelas associações, e a revisão da tradução da Bíblia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Responsável por manter contato com os teólogos e pela produção teológica no Brasil, a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé identificou e reuniu sete associações relacionadas ao tema. A Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (Abib), a Associação dos Liturgistas do Brasil (Asli), o Centro de Estudos Patrísticos, a Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC), a Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat), a Sociedade Brasileira de Teologia Moral e a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião foram os grupos que trocaram experiências, partilharam desafios e perspectivas no encontro.

Os participantes decidiram fazer um relatório e apresentá-lo a todos os bispos do Brasil para que tomem conhecimento. “A comunicação da Comissão da Doutrina da Fé na próxima Assembleia Geral vai apresentar os elementos desse encontro”, comentou o assessor da Comissão, monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira. Ele ainda relembrou as palavras do presidente da Comissão e arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha. “Em nome da CNBB, agradeceu a todos os presidentes das associações pelo trabalho que fazem”. Na avaliação final do encontro, o momento foi considerado, por unanimidade, positivo.

Nova tradução

Com publicação prevista para a Assembleia Geral dos Bispos de 2015, a nova tradução da Bíblia da CNBB terá maior fidelidade aos textos originais, com padronização linguística a partir dos originais gregos e hebraicos