13º Intereclesial: celebração lembra mártires e profetas

Os romeiros do 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) participaram ontem, 9, da celebração dos Mártires e Profetas, presidida pelo bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM), dom Edson Damian, e realizada no Horto, onde se encontra a estátua do padre Cícero.


O momento foi marcado por orações, cânticos e salmos. O roteiro da celebração seguiu a Via-Sacra e, na ocasião, foram lembrados mártires e profetas como Santo Dias, dom Helder Câmara, Irmã Dorothy Stang, Margarida Alves, Chico Mendes, Oscar Romero, entre outros.

“Enquanto houver martírio haverá esperança, enquanto houver profetas e mártires haverá CEBs lutando por justiça e profecia a serviço da vida”, disse dom Edson aos romeiros presentes na celebração. “Não deixem morrer a esperança”, acrescentou o bispo citando as palavras de dom Helder Camara.

Para dom Edson, é preciso “ter a coragem de viver defendendo nossa identidade e a vontade teimosa de seguir anunciando o Reino, contra o vento e a maré do anti-reino neoliberal”.

O 13º Intereclesial das CEBs termina amanhã, dia 11. O evento, que reúne milhares de pessoas vindas de todas as regiões do Brasil e de outros países, teve início no último dia 7, em Juazeiro do Norte, diocese de Crato (CE). Este ano aborda o tema “Justiça e Profecia a serviço da vida” e o lema “CEBs: romeiras do Reino no campo e na cidade”.

 
 
Fonte e fotografia:Comunicação Intereclesial das CEBs