Evangelização: caminho de paz

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

A mensagem do Evangelho deste 14º Domingo do Tempo Comum apresenta a Missão dos 72 discípulos, e as instruções de Jesus que os enviou como portadores da benção e da paz. A evangelização, processo que busca anunciar o Reino e ajudar a acolhê-lo nas casas e estruturas da sociedade, sempre será um caminho de paz, onde mensagem e forma de comunicar estão profundamente unidas no amor divino.

A Igreja cresce e se irradia pela caridade transformadora, que cativa e gera novos relacionamentos, libertando e curando situações familiares e sociais marcadas pelo ódio, a violência e os ressentimentos de todo tipo. Por isso, o anúncio alegre do Evangelho nos leva ao diálogo social pela paz, e a promoção integral da pessoa humana, na nova e maior justiça do Reino. O Evangelho produz a cura e restauração dos corações, possibilitando a construção de comunidades saudáveis e pacíficas.

Por isso, a recomendação de permanecer nas casas que aceitaram a bênção, a fim de edificar uma nova cultura em favor da vida, de uma nova forma de se relacionar com Deus como Pai, e de instaurar um convívio fraterno e solidário. Nesta mesma linha de pensamento, nos entristecem as teologias chamadas do domínio, ou da “guerra espiritual”, que, sem respeito pela liberdade religiosa, invadem casas ou templos alheios e expulsam pessoas que não aceitam o anúncio, sendo uma versão imitativa do Isis, ou do movimento Talibã.

O Evangelho é um presente e um dom de liberdade para as pessoas, ele só pode ser proposto, não imposto, pois nosso Deus é o Pai das misericórdias, que chama seus filhos para uma liberdade responsável e plena, nunca para a escravidão. Quando Jesus afirma a importância de limpar o pó das sandálias das casas, ou cidades que não aceitaram, significa não deixar o nosso coração ser contaminado pelo ressentimento, o ódio e a intolerância, mas na mansidão e não violência, continuar como cordeiros, edificando a paz no mundo com o perdão e a esperança. Deus seja louvado!

 

 

 

 

 

 

Tags:

leia também