Aproxima-se o Dia Mundial das Comunicações e arquidiocese de Goiânia realiza evento sobre a Inteligência Artificial 

O 58º Dia Mundial das Comunicações, em 12 de maio, se aproxima e várias ações estão sendo realizadas na Igreja no Brasil. Neste ano, o tema “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana” anima as reflexões, conforme a mensagem do Papa Francisco para a data.

Nesse contexto, no último sábado, dia 4 de maio, no Cineteatro Afipe, em Trindade, aconteceu a 2ª edição do Muticom, Mutirão de Comunicação da Arquidiocese de Goiânia. O evento contou com a participação de agentes da Pastoral da Comunicação, jornalistas, estudantes e pessoas envolvidas com a comunicação.

Primeira conferência tratou da Inteligência Artificial e os seus impactos na comunicação

O tema do Muticom está em consonância com a mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O encontro iniciou com um momento de oração conduzido pelos seminaristas da arquidiocese de Goiânia. E, logo após, o arcebispo dom João Justino e primeiro vice-presidente da CNBB fez a abertura do evento. 

Na primeira conferência do dia, o professor da PUC-Rio, Marcelo Alves, tratou sobre a Inteligência Artificial e os seus impactos na comunicação. O doutor em comunicação trouxe uma explanação sobre o que é realmente a IA. Ele explicou que, apesar do nome, ela não é inteligente, pois não possui consciência, e também não é artificial, pois ultrapassa a esfera dos algoritmos. 

Padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB

O padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB, refletiu com os participantes a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, “Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: para uma comunicação plenamente humana”. O padre, que também é doutor em comunicação, falou sobre a contribuição da IA para os comunicadores, no auxílio com a revisão de textos. Ele também explicou sobre os riscos do seu mau uso.

O designer e artista católico, Lucas Coelho, falou sobre as “Novas tecnologias e a influência da Inteligência Artificial nas Artes gráficas”

Após o almoço aconteceu a terceira conferência. O designer e artista católico, Lucas Coelho, falou sobre as “Novas tecnologias e a influência da Inteligência Artificial nas Artes gráficas”.

O designer esclareceu que a IA é uma ferramenta e que deve ser usada com cuidado, principalmente na criação de conteúdo para a Igreja. Ele trouxe vários exemplos de imagens criadas com a Inteligência Artificial que apresentavam erros em sua iconografia, e que devem ser observados pelo artista. Em sua apresentação, o designer também explicou a diferença entre Arte Sacra e Arte Religiosa. 

Heloisy Rodrigues, primeira mulher formada em Inteligência Artificial no Brasil

Em seguida, por meio de vídeo, Heloisy Rodrigues, primeira mulher formada em Inteligência Artificial no Brasil, deixou um recado aos participantes. Ela falou que não devemos temer a IA, pois ela irá fazer os trabalhos repetitivos, e que nós continuaremos com a parte da criatividade.  

Para encerrar as discussões sobre a Comunicação e a Inteligência Artificial, o irmão Diego Joaquim, jornalista e diretor da Rádio Difusora FM, conduziu uma mesa redonda com a participação do arcebispo dom João Justino, a gestora de marketing da REDEVIDA de Televisão, Ana Paula Provazi, o diretor executivo da TV Pai Eterno, padre Jadeilson Santos, a professora dos cursos de Jornalismo da PUC-Goiás, Gabriella Luccianni, e o designer e artista católico, Lucas Coelho.

Mesa redonda com a participação do arcebispo dom João Justino

Ao finalizar o encontro, dom João ressaltou a importância de se organizar e incentivar a missão da Pastoral da Comunicação em toda a arquidiocese, sendo o fortalecimento das mesmas um projeto para este ano. Depois os participantes foram convidados a participar da Santa Missa, presidida pelo arcebispo, na obra do novo Santuário do Divino Pai Eterno. 

 

 

Texto e fotos da Secretaria para a Comunicação da arquidiocese de Goiânia

Tags:

leia também